Que a compreensão libere a energia criativa que existe em nós.

Que a compreensão libere a energia criativa que existe em nós.

sábado, 6 de abril de 2013

Origem da arte Bonsai



          Como não existem documentos que comprovem como e quando exatamente ocorreu o surgimento do bonsai, há muitas histórias diferentes que descrevem a origem dessa arte. No entanto, é possível citar importantes pontos em comum entre elas, que se tornaram praticamente indiscutíveis. Segundo as diversas versões, os primeiros bonsai foram desenvolvidos pelos chineses, o que teria acontecido a milhares de anos.Para não misturar tudo o que é dito sobre a história do bonsai, o melhor é mencionar a mais aceita entre cultivadores e admiradores.


            Em meio às matas, esses chineses encontravam muitas curiosidades criadas pela própria natureza, sendo uma delas arbóreas de tamanho menor das que eram encontradas normalmente. Eles  as chamava, de árvores-anãs. As formas em miniatura dos exemplares adultos os fascinaram tanto que começaram a retirá-los de seu hábitat natural e, então, passaram a cultivá-los em vasos.


            Inicialmente, as árvores-anãs eram mantidas como eram encontradas, sendo apenas transplantadas para vasos. No entanto, com o passar do tempo, foram surgindo, de forma lenta e gradual,  técnicas que tinham por objetivo aprimorar o formato dos pequenos exemplares. A princípio, o meio de transformação essencial era a poda, que foi evoluindo até chegar a métodos que se tornaram próprios do que seria considerado uma arte.

            Essas miniaturas passaram a ser chamadas de pun sai. Muitos acreditam que os chineses, os quais deram início ao que seriam os primeiros bonsai, não eram apenas ricos, mas estavam relacionados diretamente à religião. Afirmam que se tratavam de monges taoístas, que admiravam essas pequenas árvores, devido aos seus sinais de muitos anos de vida e de luta pela sobrevivência contra as adversidades encontradas na natureza.

            Para eles, essas miniaturas concentravam   a força vital de grandes bosques e o tamanho reduzido era responsável pelo prolongamento de sua vida. Portanto, aqueles que fossem capazes de garantir a sobrevivência dessas plantas em espaços pouco amplos poderiam absorver em seu corpo toda a energia e os poderes que as miniaturas guardavam, assegurando longevidade.
            Com isso, desmistifica-se a ideia de que o bonsai foi originado no Japão. Os chineses foram os responsáveis pela miniaturização de árvores. Eles acreditavam que eram um vínculo entre o céu e a terra, algo que estimulava a meditação.

            Levado pelos monges chineses, a arte chegou a terras japonesas na Era Kamakura, que compreende o período entre 1192d.C e 1333d.C. Lá a prática foi modificada, desvinculando-a da religião e tornando-a, realmente, uma arte.

            Os japoneses passaram a ver o bonsai como  uma expressão do homem, interpretando a natureza e, então, procurando recriar suas formas. Inicialmente, era uma prática cara da aristocracia, que com o tempo se disseminou.

           Contam que, já em 1664, um funcionário do estado chinês se mudou para o Japão, onde passou a se dedicar ao bonsai. A partir dos conhecimentos transmitidos por esse mestre, os japoneses desenvolveram as técnicas de cultivo e criaram os estilos básicos.
           Daí a arte se difundiu por todo o mundo. Por isso, muitos confundem a origem do bonsai, creditando sua criação aos japoneses. No entanto, é indiscutível que o bonsai "nasceu" na China, sendo muito bem aceito, posteriormente, no Japão.
           Já sua chegada ao Ocidente exigiu uma" viagem"   mais longa. Muitos afirmam que, em meados do século 18, ingleses retornaram do território japonês ao seu país espantados com as pequenas árvores cultivadas por lá.

           A notícia se espalhou pela Europa, agradando a muitos. Então, começaram a ser realizadas exposições que tornaram a arte mais conhecida, tanto no Oriente como no Ocidente.
           Em 1914, aconteceu no Japão a primeira exposição nacional de bonsai. Dizem que alguns exemplares expostos na época estão vivos até hoje. E 20 anos depois, o Museu Metropolitano de Arte de Tóquio instituiu uma exposição anual, que ainda é realizada.

           A primeira referência à arte do bonsai aparece em um famoso canto chinês, chamado Retorno ao Lar, da época da dinastia Chin do Leste, que abrange de 221a.C a 206a.C. O autor cita dois caracteres chineses: p'én, que equivale ao bon em japonês,   e t'sai, similar ao sai. Figuras pintadas na parede também retratam a presença de pequenas plantas no cotidiano chinês na mesma época.
Por vários séculos, a China seria o único país a conhecer e cultivar os pen tsai. Termo que passou a ser chamado, em japonês, bonsai, que significa árvore plantada em bandeja.

Texto de Fernanda Oliveira.
Adaptado por Victor Néto( Eu).

Imagens retiradas do Google Imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário