Que a compreensão libere a energia criativa que existe em nós.

Que a compreensão libere a energia criativa que existe em nós.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Transplante de Urgência

                            Quando e Por que fazer.




Ao aprender a arte bonsai, muitos iniciantes por vezes ouvem conselhos de que sua planta precisa de um transplante de urgência. Todavia, a esse conselho nem sempre vem uma resposta adequada, sobre os motivos e razões de tomar essa medida drástica, de maneira que passo a explicar com detalhamento, para que possa ser compreendido mais facilmente por todos: 

Sabemos que o cultivo de uma arvore numa bandeja, ou vaso (ou outro recipiente qualquer de cultivo, como escorredores e bacias plásticas), deve passar necessariamente por uma troca periódica do substrato (ver artigo sobre troca de substrato), procedimento benéfico para o desenvolvimento da arvore bem como para preservar sua saúde e integridade físicas. 

A parte áerea da arvore (copa, galhos, folhas) é um espelho do estado das raízes e um sintoma inequívoco de que o transplante urgente se faz necessário será justamente um estado de debilidade geral da planta, manifestando-se justamente em suas folhas e brotações. Antes disso, porém, podemos estar sendo avisados pela observação da ação da agua da rega diária: 

- a agua drena demasiado rápida, sem molhar o centro adequadamente; 

- a agua fica retida por muito tempo na superfície, demorando mais que o normal para se esvair ou ser absorvida; 

- a agua escorre pela borda do vaso ou recipiente sem penetrar o substrato; 

- após a rega, a superfície do solo ao ser apertado entre os dedos, apresenta-se pastosa, argilosa, como uma massa plastificada (parecendo massinha de modelar molhada). 

Ao se deparar com qualquer desses sintomas, mesmo após um reenvase ou replantio recente, então temos que a mistura de solo utilizada não foi adequada, devendo então retirar a arvore do recipiente, lavar suas raízes e voltar a plantar em um substrato mais adequado. Ou, então, se o reenvase ou replantio tiver ocorrido há muito tempo, há que se realizar tão logo se percebam esses sintomas, sob risco de perda irreparavel do material de cultivo. 

Outros motivos, ou sintomas, também podem indicar a necessidade do reenvase urgente: 

- raízes que se levantam ou ficam saindo por cima da borda do recipiente de cultivo; 

- por mais que reguemos, parece que o solo está sempre pedindo agua, secando-se muito rapidamente; 

- se o bonsai apresentar problemas em suas raízes, ou raízes podres ou apodrecidas em excesso; 

- se inadvertidamente tivermos excedido no aporte de adubação, causando queima das raízes e folhas secas ou com pontas queimadas. Ao se adubar muito rapidamente a planta, isto é, tão logo feito o reenvase ou replantio, ou se for usado uma dose muito alta de adubo, será fatal para a arvore, que apresentará sintomas como: folhas queimadas ou que caem facilmente quando tocadas, que se secam ou morrem murchas, bem como secamento de galhos e ramas. 

Raízes podres geralmente são causadas por excesso de agua (rega várias vezes ao dia), ou envelhecimento do substrato, que impede a circulação de oxigênio no interior das raízes: as folhas não estão doentes, porém se mostram sem vigor ou com uma cor muito clara, sem viço.

Texto escrito por Luiz Fernando ( nickyfury )

Nenhum comentário:

Postar um comentário